Seguidores

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

16 de Setembro - Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio - 16 de setembro - Dia Internacional para a Prevenção de Desastres Naturais



O Sol é uma dádiva que nos ilumina todas as manhãs trazendo calor e energia, mas esse astro também emite energia fora da faixa que denominamos luz visível, ou seja, não é percebida por nossos olhos. A faixa acima da luz visível é denominada infravermelha e a faixa abaixo dela é a ultravioleta.

As irradiações com comprimentos de ondas menores contêm mais energia concentrada, sendo, portanto, muito mais fortes, essas irradiações correspondem aos raios ultravioleta que são prejudiciais à nossa saúde.

Mas a natureza em sua perfeição protege o planeta Terra com um escudo contra a irradiação ultravioleta, ou melhor, protegia. A camada de ozônio é responsável por absorver grande parte da irradiação prejudicial antes que essa chegue ao solo, mas infelizmente a camada está sendo destruída por poluentes como os CFC’s (clorofluorcarbonetos).

Os raios ultravioleta (UV-B), com comprimento de onda entre 290 a 320 nanômetros, são mais nocivos ao homem, são denominados de radiação biologicamente ativa. A maior parte dessa radiação é absorvida pela camada de ozônio, mas uma pequena porção que chega à superfície já é suficiente para causar danos à saúde humana.

Se uma pessoa se expuser à radiação UV-B por períodos mais prolongados, poderá notar o aparecimento de queimaduras solares na pele que podem ocasionar o câncer de pele. A Agência Norte Americana de Proteção Ambiental estima que 1% de redução da camada de ozônio provoca um aumento de 5% no número de pessoas que contraem câncer de pele. Um estudo realizado no Brasil e nos Estados Unidos mostrou que uma redução de 1% da camada de ozônio provocou o crescimento de 2,5% da incidência de melanomas.

A Camada
Protege.
Absorve.
Absorvia.
Protegia.
Hoje o buraco cresce.
Como um câncer floresce.
Carcomendo a pele.
Irradiando.
Matando.
Sangrando.
O Planeta.
Vamos ajudar.
Ainda Há Tempo!

FaBiaNa GuaRaNHo

2 comentários:

  1. é muito importante esta postagem Fabiana. Temos que estar conscientizando sempre, além de ter que lembrar o grande prejuiso que está acontecendo na natureza.
    Parabéns pela postagem.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. A questão é que o comum e corrente e acomodado pensamento da "civilização" , é que sempre há tempo pro fracasso...
    Derrotismo não....apenas observando.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.Voltem sempre.

Não vai embora ainda



Deixe um comentário, por favor!

aMiGoS Que Me NaVeGaM Na eSFeRa

CHEGOU O PORTAL DE COMUNICAÇÃO DE ARQUITETOS, ENGENHEIROS E AFINS

VISITEM O POENARCO.
O PORTAL DA ENGENHARIA, ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO.

ShareThis