Como vai sua contribuição ao Planeta Terra?
Como você se preocupa com o Ecossistema?
Parece estar na moda a pessoa dizer que seu trabalho é sustentável, ecológico, mas será que ela faz algo para solidificar isto?
E você, o que faz?
Você vai ao mercado com sacolas não plásticas?
Você fecha o chuveiro para se ensaboar?
Deixa de andar de carro para não poluir a atmosfera?
Acredito que alguns sim, porém a grande maioria só fala e não age.
Já me peguei várias vezes pecando.
Tenho certeza que analisando seu dia a dia você também.
Quantas vezes não usou um copo descartável plástico e o jogou no lixo?
Mães que insistem em usar fraldas descartáveis, afinal, são mais práticas, porém grandes vilãs da natureza.
Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, alguns como os termofixos e a borracha não podem ser reciclados de forma direta, outros não são economicamente viáveis de reciclagem e a grande maioria não pode ser reciclada e a alternativa é a queima, o que geram gases tóxicos e altamente poluentes.
Além dos plásticos uma das maiores fontes poluídoras do Meio-Ambiente é a Construção Civil.
O entulho não é corretamente re-utilizado, as empresas de coleta não são bem fiscalizadas, o depósito dos detritos na caçamba é totalmente errado, os construtores que deveriam fazer a triagem primária em coletores dentro da própria obra não se interessam.
Por sua vez o cliente que teria o "poder" de reclamar e exigir não se interessa ou desconhece.
Arquitetos, Engenheiros, Construtores, Clientes, aconselho a todos lerem o excelente livro
GESTÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO NO BRASIL de JOSÉ DA COSTA MARQUES NETO.
Gostaria de antes deixar bem claro que não ganho nada com a indicação deste livro, somente a conscientização e o auxílio dos que o lerem.
Vamos administrar nossos atos de cada dia, parar e analisá-los, pois com toda a certeza alguma coisa você poderá fazer para melhorar o Planeta Terra.
Não vamos somente falar dos que nos cercam e fingir que somos sustentáveis, vamos SER no sentido do verbo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ser
Sustentabilidade é "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
Temos o compromisso de retificar o que já foi feito errado por gerações passadas e acertar daqui pra frente para garantir as gerações futuras.
Um bom começo para ajudar nosso planeta é o site que disponibilizo o link abaixo.
http://www.clickarvore.com.br/
VaMoS aGiR.
Oi, filha,
ResponderExcluirDe longe acompanho suas reflexões e fico muito grata de ter feito bem ao planeta com o compartilhamento da sua vinda e de seus irmãos a este mundo, o que me torna um ser sustentável e de sucesso.
Continue seu trabalho de formiguinha, vale a pena.
Beijos, saudades, Mãe.
Olá Fabi
ResponderExcluirÉ com postagens assim que as pessoas acabaram se concientizando da nescessidade de cuidar melhor do meio ambiente.
Abç
Há... me manda um e-mail com suas dívidas quanto ao curso de eng ambiental .. terei o maior prazer em poder ajuda-la :)
ResponderExcluirAbraços
É isso mesmo, alerte as pessoas. Bravo! Bj
ResponderExcluirainda o silêncio
ainda o vazio das palavras
ainda a dor de um amanhã mudo
sem a luz de um olhar
sem o raiar de um sorriso
ainda um céu cinzento sobre a cabeça
o sol brilha por toda a parte
a parte que me cabe perdeu-se
e o autor desta também não sei...
É isso aí, vá em frente, o prazer de vê-lo pronto é prá lá de bom...bom domingo...um abraço na alma.
ResponderExcluirFabiana,eu vou fazer aqui uma colocação e espero que você a analise, e com sua experiência reflita sobre esta questão.
ResponderExcluirEsta palavra SUSTENTATIBILIDADE" ou crescimento SUSTENTÁVEL,soa para a maioria como uma espécie de imobilismo da EVOLUÇÃO.
Qundo se fala em crescimento sustentável- para boa parte, até daqueles que têm interesses nobres na preservaçao do meio ambiente - fica a impressão ou falsa sensação de um desenvolvimento com AMARRAS,de um processo de evolução, mapeado num circulo incômodo que não lhes permitirá, o VERDADEIRO(?) E NECESSÁRIO CRESCIMENTO(?)face as necessidades atuais do homem moderno.
Fabiana, eu não estou apoiando a tese de que o crescimento sustentável cerceia o verdadeiro progresso e desenvolvimento e que o pode torná-lo muito burocrático para ser viabilizado.
Trago esta questão para sua análise e os devidos ensinamentos normativos, epla sua competência e conhecimento da matéria.
Seria lícito tentar-se evoluir para uma "nova filosofia"(e qual seria?) que não cerceasse o desenvolvimento, porém também não acabesse com a humanidade?
Desculpe ter sido tão prolixo.
Se quiser ficarei honrado se usar(que à vontade) o meu e-mail.
Um grande e cordial abraço carioca!!!
Oi Fabiana,
ResponderExcluirHá muito tempo, quando ainda não "estava na moda" preocupar-se com o ecossistema, eu já fazia a minha parte. Hoje os meus cuidados alastraram-se. Tenho 5 eco-bags para fazer compras no supermercado, economizo água, luz, separo pilhas, faço lixo seletivo, enfim, vou fazendo o que posso. Sei que isso é uma gotinha no oceano mas sinto-me em paz comigo e com a natureza.
Também faço cliques no site que você indicou faz muuuuito tempo.
Belo trabalho o seu!
Parabéns!
Beijo,
Inês