Limpando & Reciclando 2009 Semana Mundial do Meio Ambiente
Você está convidado a participar !
Dia 30 de maio de 2009 - sábado
De 10 às 13 horas
Praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio, Grumari.Praias de Sepetiba, Ilha de Paquetá e Saquarema.
Pelo sexto ano consecutivo, comemorando a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, promovem o Evento Limpando & Reciclando.
Será uma ação de conscientização de limpeza e reaproveitamento do lixo coletado nas praias e em outras localidades e contará com o trabalho voluntário de alunos da Rede de Ensino, como universidades e colégios públicos, e de várias instituições de educação, como cursos de idiomas, de informática, de artes marciais, escolinhas de surfe, de futebol e de mergulho.
O mutirão acontecerá no dia 30 de maio, sábado, com início às 10 horas e término às 13 horas.
O lixo, coletado em duplas, será catalogado e, ao término da ação, reaproveitado pelas cooperativas e instituições de reciclagem, servindo como exemplo para as demais ações e campanhas ecológicas. Serão distribuídos um total de 20.000 sacolas plásticas biodegradáveis e compostáveis __ feitas a base de milho __ e luvas a todos que desejarem participar desta nobre campanha.
Os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujos e poluidos como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.
Todos nós sabemos que a solução a longo prazo é diminuir a quantidade de resíduos produzidos ou mesmo consumidos.
Esse evento de limpeza, que une voluntários de todas as idades e dos mais diversos setores da sociedade, empresários e governantes, é a oportunidade da participação comunitária em ações imediatas e locais de limpeza que contribuem para minimizar no curto prazo o impacto dos resíduos sólidos e suas conseqüências danosas para o ambiente e para a fauna marinha.
Quase dois terços de todo o lixo que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável a curto prazo.
São canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, cotonetes, sacos plásticos, chinelos.
Tudo largado na areia, representando para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos.
Restos de redes, linhas de pesca, cordas e sacos plásticos abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição.
Peixes, aves, focas, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas-vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta.
Golfinhos já foram encontrados com o estômago cheio de lixo que veio das cidades.
A ponta de cigarro, o item mais coletado no mundo todo, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem.
O mesmo ocorre com os sacos plásticos.
Um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas.
Engolindo um saco plástico, a tartaruga pode morrer por asfixia.
Identificar as fontes de poluição e dar conhecimento à população dos riscos dos resíduos nos ambientes aquáticos são importantes metas deste evento, que é de todos nós.
O evento Limpando e Reciclando 2009 conta com o Co-Patrocínio da Secretaria de Meio Ambiente – Prefeitura do Rio de Janeiro e com o Apoio da OI; SuperVia; Metrô Rio; Wise Up; Outback; Universidades Castelo Branco; Sushi Carioca; Jeep Tour; ANTILHAS, BASF; GALI; AL Technology e Consult; Revista Surfar; OI FM; Lojas Aqualung; Unicard-UNIBANCO; PROVE; Aqualittera; Programa Na Praia; Amigança Produções & Promoções; Grupamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro; CEA Marapendi; Guarda Municipal de Paquetá; Jornal do Meio Ambiente; Video Clipping Produções; Supervídeo; Agência Rio de Notícias; Projeto Orla – MMA / Governo Federal; ONG Clean Up The World Australia; UFRJ Surf; Greenpeace Brasil. Pontos de encontro:(Com início às 10 horas e Término às 13 horas em todos os pontos, simultaneamente):
Praia de Copacabana:
A) No Posto Seis, onde os voluntários seguirão em arrastão até a rua Santa Clara,com os grupos da SuperVia, Prefeitura do Rio de Janeiro e Greenpeace Brasil;
B) Em frente à Rua Rodolfo Dantas, com o grupo do Metrô Rio e da Prefeitura do Rio de Janeiro;Praia de Ipanema:- Na Pedra do Arpoador (Posto 7), os voluntários estarão caminhando na coleta em direção à rua Garcia D'Avila,com o grupo da Luisa Parente, OI FM, e de banhistas e surfistas;
Praia da Barra da Tijuca:
- No Quebra-Mar em direção à Barraca do Pepê, com grupos de universitários, Ong Lagoa Viva,Prefeitura do Rio de Janeiro e CEA Marapendi;Praia do Recreio:- Na Praça TIM MAIA, com os grupos da UFRJ Surf e professores e alunos da UCB (Universidade Castelo Branco);
Praia de Grumari:
- no canto direito da praia de grumari, na direção do quiosque do Russo,com a Associação de Surfista e Amigo do Grumari - ASAG.
Praia de Sepetiba:
- No “Coreto”, com o grupo da Magali Jordão, com colégios e a Guarda Municipal;
Ilha de Paquetá:
- Na Praia da Moreninha, com o grupo da Guarda Municipal e moradores e turistas;
Saquarema (Região dos Lagos / RJ):
- Na praia do Pontal, com moradores e surfistas;
Todos estão convidados a participar ativamente dessa ação extremamente importante para a nossa qualidade de vida e, principalmente, para os animais marinhos.
Organização:Anna Turano Botelho e Hildon CarrapitoClean Up The World Organization RJCoordenadores do Projeto Limpeza Na PraiaInstituto Ecológico Aqualung - IEA
Telefax.: 21 2225-7387
Cel.: 9288-3860.
Nextel: 78483084 ID 81*36746.
limpezanapraia@institutoaqualung.com.brhttp://www.institutoaqualung.com.br/limpeza.html
NoS eNCoNTRaMoS Lá.
PaRTiCiPeM
Parabéns!
ResponderExcluirEspero que um dia realmente aprendamos a dar importância ao meio ambiente. Atitudes como essas são ótimas.
Vou pouco à praia, mas quando meus enteados eram pequenos tínhamos uma brincadeira, que era deixar o pedaço da praia que usamos mais limpo do que quando chegamos, eles tinham um pouco de vergonha no início, mas depois se acostumaram.
É triste ver tanto lixo no mar.
Bjs!
Iniciativa boa, mas estamos todos esquecendo que o ambiente começa no mundo interno de cada criança, cada jovem, cada adulto _ todos entediados.
ResponderExcluirHoje li que a humanidade ri atualmente 68% menos do que na década de 50.
Isso tem que ser cuidado - senão o ambiente ficará cuidado mas a pessoa humana, não.
Não tenho receitas - mas cada pessoa deve pensar nisso, principalmente em relação às crianças.
Obrigada.
Já não vou a tempo...senão estaria presente!
ResponderExcluirResta-me o dever de cumprir todas as regras por cá!
Beijinho terno!