Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Você que quer ajudar a natureza e não sabe como, chegou a sua hora.

Limpando & Reciclando 2009 Semana Mundial do Meio Ambiente
Você está convidado a participar !
Dia 30 de maio de 2009 - sábado
De 10 às 13 horas
Praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio, Grumari.Praias de Sepetiba, Ilha de Paquetá e Saquarema.
Pelo sexto ano consecutivo, comemorando a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, promovem o Evento Limpando & Reciclando.
Será uma ação de conscientização de limpeza e reaproveitamento do lixo coletado nas praias e em outras localidades e contará com o trabalho voluntário de alunos da Rede de Ensino, como universidades e colégios públicos, e de várias instituições de educação, como cursos de idiomas, de informática, de artes marciais, escolinhas de surfe, de futebol e de mergulho.
O mutirão acontecerá no dia 30 de maio, sábado, com início às 10 horas e término às 13 horas.
O lixo, coletado em duplas, será catalogado e, ao término da ação, reaproveitado pelas cooperativas e instituições de reciclagem, servindo como exemplo para as demais ações e campanhas ecológicas. Serão distribuídos um total de 20.000 sacolas plásticas biodegradáveis e compostáveis __ feitas a base de milho __ e luvas a todos que desejarem participar desta nobre campanha.
Os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujos e poluidos como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.
Todos nós sabemos que a solução a longo prazo é diminuir a quantidade de resíduos produzidos ou mesmo consumidos.
Esse evento de limpeza, que une voluntários de todas as idades e dos mais diversos setores da sociedade, empresários e governantes, é a oportunidade da participação comunitária em ações imediatas e locais de limpeza que contribuem para minimizar no curto prazo o impacto dos resíduos sólidos e suas conseqüências danosas para o ambiente e para a fauna marinha.
Quase dois terços de todo o lixo que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável a curto prazo.
São canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, cotonetes, sacos plásticos, chinelos.
Tudo largado na areia, representando para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos.
Restos de redes, linhas de pesca, cordas e sacos plásticos abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição.
Peixes, aves, focas, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas-vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta.
Golfinhos já foram encontrados com o estômago cheio de lixo que veio das cidades.
A ponta de cigarro, o item mais coletado no mundo todo, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem.
O mesmo ocorre com os sacos plásticos.
Um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas.
Engolindo um saco plástico, a tartaruga pode morrer por asfixia.
Identificar as fontes de poluição e dar conhecimento à população dos riscos dos resíduos nos ambientes aquáticos são importantes metas deste evento, que é de todos nós.
O evento Limpando e Reciclando 2009 conta com o Co-Patrocínio da Secretaria de Meio Ambiente – Prefeitura do Rio de Janeiro e com o Apoio da OI; SuperVia; Metrô Rio; Wise Up; Outback; Universidades Castelo Branco; Sushi Carioca; Jeep Tour; ANTILHAS, BASF; GALI; AL Technology e Consult; Revista Surfar; OI FM; Lojas Aqualung; Unicard-UNIBANCO; PROVE; Aqualittera; Programa Na Praia; Amigança Produções & Promoções; Grupamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro; CEA Marapendi; Guarda Municipal de Paquetá; Jornal do Meio Ambiente; Video Clipping Produções; Supervídeo; Agência Rio de Notícias; Projeto Orla – MMA / Governo Federal; ONG Clean Up The World Australia; UFRJ Surf; Greenpeace Brasil. Pontos de encontro:(Com início às 10 horas e Término às 13 horas em todos os pontos, simultaneamente):
Praia de Copacabana:
A) No Posto Seis, onde os voluntários seguirão em arrastão até a rua Santa Clara,com os grupos da SuperVia, Prefeitura do Rio de Janeiro e Greenpeace Brasil;
B) Em frente à Rua Rodolfo Dantas, com o grupo do Metrô Rio e da Prefeitura do Rio de Janeiro;Praia de Ipanema:- Na Pedra do Arpoador (Posto 7), os voluntários estarão caminhando na coleta em direção à rua Garcia D'Avila,com o grupo da Luisa Parente, OI FM, e de banhistas e surfistas;
Praia da Barra da Tijuca:
- No Quebra-Mar em direção à Barraca do Pepê, com grupos de universitários, Ong Lagoa Viva,Prefeitura do Rio de Janeiro e CEA Marapendi;Praia do Recreio:- Na Praça TIM MAIA, com os grupos da UFRJ Surf e professores e alunos da UCB (Universidade Castelo Branco);
Praia de Grumari:
- no canto direito da praia de grumari, na direção do quiosque do Russo,com a Associação de Surfista e Amigo do Grumari - ASAG.
Praia de Sepetiba:
- No “Coreto”, com o grupo da Magali Jordão, com colégios e a Guarda Municipal;
Ilha de Paquetá:
- Na Praia da Moreninha, com o grupo da Guarda Municipal e moradores e turistas;
Saquarema (Região dos Lagos / RJ):
- Na praia do Pontal, com moradores e surfistas;
Todos estão convidados a participar ativamente dessa ação extremamente importante para a nossa qualidade de vida e, principalmente, para os animais marinhos.
Organização:Anna Turano Botelho e Hildon CarrapitoClean Up The World Organization RJCoordenadores do Projeto Limpeza Na PraiaInstituto Ecológico Aqualung - IEA
Telefax.: 21 2225-7387
Cel.: 9288-3860.
Nextel: 78483084 ID 81*36746.
NoS eNCoNTRaMoS Lá.
PaRTiCiPeM

3 comentários:

  1. Parabéns!

    Espero que um dia realmente aprendamos a dar importância ao meio ambiente. Atitudes como essas são ótimas.

    Vou pouco à praia, mas quando meus enteados eram pequenos tínhamos uma brincadeira, que era deixar o pedaço da praia que usamos mais limpo do que quando chegamos, eles tinham um pouco de vergonha no início, mas depois se acostumaram.

    É triste ver tanto lixo no mar.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Iniciativa boa, mas estamos todos esquecendo que o ambiente começa no mundo interno de cada criança, cada jovem, cada adulto _ todos entediados.
    Hoje li que a humanidade ri atualmente 68% menos do que na década de 50.
    Isso tem que ser cuidado - senão o ambiente ficará cuidado mas a pessoa humana, não.
    Não tenho receitas - mas cada pessoa deve pensar nisso, principalmente em relação às crianças.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Já não vou a tempo...senão estaria presente!
    Resta-me o dever de cumprir todas as regras por cá!
    Beijinho terno!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.Voltem sempre.

Não vai embora ainda



Deixe um comentário, por favor!

aMiGoS Que Me NaVeGaM Na eSFeRa

CHEGOU O PORTAL DE COMUNICAÇÃO DE ARQUITETOS, ENGENHEIROS E AFINS

VISITEM O POENARCO.
O PORTAL DA ENGENHARIA, ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO.

ShareThis